Em pouco mais de seis meses, abrimos 38 novas lojas em 2022. Faltando ainda cinco meses para o fim do ano, a quantidade já é equivalente a 80,8% das 47 novas operações captadas ao longo de todo 2021. O que faz a direção do shopping já cravar que o número de novas lojas esse ano será superior ao do ano passado.
“A pandemia deixou o pequeno empreendedor muito vulnerável por não ter giro de caixa. O shopping sentiu junto esse impacto com a perda de lojistas. Por outro lado, temos observado que com nosso apoio a recuperação está sendo rápida”, avalia o superintendente do Ventura, Matheus Vitti de Aguiar.
Um dos fatores que mais têm pesado na decisão dos pequenos empreendedores é a flexibilidade para instalação das lojas. O shopping não exige que o novo negócio apresente projeto arquitetônico próprio para se instalar. Ao invés disso, a administração oferece orientações da sua própria equipe de arquitetura aos empreendedores, o que reduz custos.
Essa flexibilidade, argumenta o superintendente, permite que o pequeno empreendedor invista o valor que iria para o projeto arquitetônico em seu próprio negócio, como na compra de estoque.
Foi exatamente o que fez a empresária Simone Costa, 41 anos. Proprietária desde 2016 da marca Nega Linda de roupas femininas confortáveis e de praia, há um ano ela abriu a primeira loja no Ventura e mês que vem já vai expandir para mais um ponto de roupas infantis, a Nega Kids.
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