Dia dos pais: pesquisa mostra mudança de comportamento dos consumidores na hora de presentear

21/01/2016 Eventos

Sistema de Delivery caiu no gosto dos clientes, que pretendem gastar entre R$ 50 e R$ 100 na data comemorativa

O Dia dos Pais deste ano, comemorado em 9 de agosto, será marcado pela mudança de comportamento do consumidor por conta da pandemia do novo coronavírus. Para analisar esta mudança, realizamos uma pesquisa com 250 consumidores curitibanos para avaliar o comportamento de intenção de compra na data comemorativa.

A pesquisa foi respondida tanto por pessoas que vão presentear, quanto pelas que serão presenteadas. Entre os respondentes, 40% pretendem entrar em contato com as lojas (via aplicativos, telefone ou WhatsApp) e pedir a entrega do produto em casa; 31% vão até as lojas físicas; e 16% comprarão de forma online. Cerca de 10% pretende criar um presente em casa ou oferecer um café da manhã especial. Este comportamento mostra que a opção de delivery ou drive thru oferecida pelos shoppings centers caiu no gosto dos consumidores e se tornou uma opção temporária viável enquanto a pandemia existir.

Para o superintendente do Ventura Shopping, Hário Tieppo, a mudança é positiva para os clientes e para os lojistas. “O Dia dos Pais é uma das datas mais importantes para o varejo. E a pesquisa mostrou que muitos clientes estão seguros em vir ao shopping e que existem várias opções para efetuarem a venda e não deixarem a data passar em branco. É importante ver que os consumidores estão mais próximos dos lojistas, tendo a opção de entrega, retirada ou poder vir ao shopping para escolher o produto”, comenta.

A pesquisa também revelou que 42% dos entrevistados pretendem gastar entre R$ 50 e R$ 100 no presente; 31% entre R$ 100 e R$ 200; 15% menos de R$ 50; 7% entre R$ 200 e R$ 300; e 5% mais de R$ 300. Entre os itens mais procurados para presentear neste Dia dos Pais estão roupas (32%); bebidas, como vinho e cerveja artesanal (20%); e itens eletrônicos (10%). Outras opções, como livros, calçados e itens de coleção, somaram 38% das respostas.

Entre as pessoas que vão ganhar presente neste Dia dos Pais e responderam à pesquisa do Ventura Shopping, 50% gostariam de ganhar peças de vestuário; 23% bebidas; e 13% calçados. Os outros 14% somaram as opções de eletrônicos, perfumes e itens de coleção.

Voltar